como ter ideias dicas de escrita

Dicas de Escrita: Como ter ideias

18:16neo


Estreio as dicas de escrita aqui da versão Blogger do LVL com uma observação: não sou escritora profissional.

Na verdade, mal chego perto disso. As dicas de escrita que comecei a postar na versão Tumblr do LVL (que na época nem tinha esse nome) vieram da minha própria necessidade de aprender mais sobre escrita e meu desejo de compartilhar o que eu ia descobrindo com quem quisesse melhorar também. Tanto que lá no Tumblr a maior parte dos meus leitores são escritores ou pretendem ser um dia (as resenhas eram o bônus, mas agora são o principal do blog por causa da minha falta de tempo e preguiça). Como lá o clima é mais informal (mais "estamos todos no mesmo barco então rememos juntos para não morrermos afogados", por assim dizer), não me preocupo muito com a ideia de que possam vir a pensar que eu me considero melhor e que por isso estou dando essas dicas, mas aqui a coisa é mais formal, então resolvi deixar claro: acompanho muitos blogs de escrita estrangeiros e com isso acabo absorvendo muita coisa, que testo e, se a técnica se provar no mínimo de ajuda, organizo-a e posto-a no blog. Algumas, porém, saem de coisas que observo em livros que leio, principalmente de iniciantes. Você é livre para discordar de tudo que digo aqui.

Esse post é o primeiro de uma série ainda em seu início lá no Tumblr, feita justamente para acompanhar o escritor em todas as etapas do processo de escrita de um livro. A série é dividida em três seções: o antes - ideias (como tê-las e organizá-las), personagens, desenvolvimento de plot, criação de mundo, pesquisa, planejamento de história e programas e apps úteis -, o durante - como começar uma história, tudo sobre descrições, tudo sobre diálogos, escrevendo um personagem, como terminar sua história, motivação, cenas específicas, dicas gerais, dicas por gênero - e o após - reescrevendo e editando, escolhendo um título, publicação, divulgação e como começar o próximo volume (se houver). Esse acompanhamento é feito baseado no meu próprio processo, já que também estou escrevendo um livro e na medida que vou pesquisando dicas para escrevê-lo vou fazendo as matérias e compartilhando com vocês.
  • Ideias I - como tê-las
Felizmente (ou não), não ter ideias nunca foi um problema pra mim. Aliás, meu caso foi sempre ter ideias demais e ficar pulando de uma para outra sem nunca terminar nada, ou ainda ter muitas ideias para a mesma história e não saber qual escolher, mas esse já é assunto para a próxima matéria. Então para fazer esse post tive que sair revirando a internet atrás de dicas e macetes que pudessem ajudar um escritor a arranjar algo sobre o que escrever e, bem, você está prestes a ver o resultado. Espero que seja de ajuda.

A primeira coisa que você tem que considerar antes de iniciar esse processo de quero-arranjar-uma-ideia é o fato de que só se deve escrever sobre o que você gosta. Nada de escrever sobre as criaturas sobrenaturais em alta ou desenvolver uma história de distopia se isso não te interessa nem um pouco. Para começar e, principalmente, continuar escrevendo um livro é preciso realmente gostar da história e dos temas que ela apresenta. Do contrário você vai cansar e parar no primeiro obstáculo que aparecer, já que, afinal, aquilo não lhe interessa mesmo, então pra que gastar seu tempo? Pois é. Não o gaste.

Ou seja: escreva a história que você gostaria de ler. E, para isso:
  • Abra o Word e escreva coisas que te animam a ler uma história.
Não precisa ser muita coisa ou, aliás, coisas muito específicas. Se o que te anima a ler um livro é um romance proibido, escreva isso. Se você gosta de histórias que retratam coisas de época, coloque também. Se tramas e conspirações prendem sua atenção, use-as nessa lista. Veja: com isso já consigo desenvolver o princípio de ideia para um livro: um romance proibido que se passe em algum século passado e envolve tramas e conspirações. Vago? Com certeza, mas é um começo, e você pode sempre adicionar mais coisas à lista. Não perca tempo pensando estas combinam ou não; apenas escreva tudo (ou quase tudo) que chama sua atenção em uma história, sem se preocupar com resultados imediatos.

Após lista estar pronta, destaque (usando negrito ou itálico ou sei lá, capslock) as que você mais gostar. As selecionadas serão o principal da sua história, a essência, por assim dizer, e irão “orientar” a direção a ser tomada pelas outras coisas da lista. Fácil, né?
  • Abuse do “geral”.
O que é necessário em uma história? Simples: Personagens, lugares e, obviamente, acontecimentos. Tente preencher cada uma dessas lacunas do modo mais geral possível nessa etapa. Por exemplo, que personagens eu preciso para contar uma história? Usando a quase-ideia ali de cima (romance proibido que se passa no século passado e envolve conspirações e tramas), preciso primeiro do casal do amor proibido e então de seus familiares e amigos.  O que me levar a perguntar: por que o romance é proibido? Eles são de classes diferentes, talvez? Ou de famílias inimigas? Ou há um casamento arranjado os impedindo de ficar juntos? Depois de escolher um desses motivos (ou pensar mais para escolher outro, o que não farei agora porque sim), fica mais fácil “rotular” os personagens. Digamos que escolhi as famílias serem inimigas; podemos ter então conceitos bem genéricos como “A Principal”, “O Par Romântico”, “O Pai (Arrogante) da Principal”, “A Mãe Ambiciosa do Par Romântico”, etc.

Movendo para os lugares, é só pensar em que lugares uma história desse tipo poderia usar para o desenrolar dos acontecimentos. Mansões (talvez de uma das famílias)? Parques? Restaurantes, bares? Escolha vários, se possível. Você pode acabar não precisando de todos, mas é sempre bom ter reservas.

Você também pode ser bem geral nos acontecimentos. “Os dois se conhecem” ou “os dois se encontram após muito tempo sem se ver”, “se apaixonam”, “descobrem que as famílias se odeiam” ou “não se aproximam mais porque as famílias se odeiam” são alguns exemplos. Depois é só adicionar as conspirações à ideia (sendo cliché, mas como é só um exemplo: suponhamos que alguém queira matar uma pessoa importante – rei ou rainha, ou mesmo um lorde com muita influência – e o casal do romance proibido descubra. Eles poderiam tentar descobrir quem é o mandante e como salvar a pessoa enquanto estão nesse dilema de suas famílias se odiarem ft eles se gostarem). Mais uma vez são coisas bem vagas, mas por enquanto é tudo que você precisa.
  • Escreva um resumo com tudo reunido nos dois itens anteriores
Não corte nada e nem deixe de colocar as coisas que forem surgindo enquanto você está digitando o resumo. Escrever tudo o que você sabe até agora é muito importante, tanto para que você não se esqueça de nada depois quanto para te ajudar a analisar melhor todo o (começo de) enredo e o princípio de estrutura da história. Plus, isso lhe dá uma oportunidade de já ir tentando cobrir algumas lacunas no plot, se novas ideias surgirem de fato. Não se esqueça também de deixar perguntas sobre essas lacunas se elas não forem respondidas agora para que mais tarde você não precise analisar o resumo todo.

Exemplo:
A Principal e o Par Romântico vem de famílias rivais [rivais por quê? Motivos econômicos talvez? Ou algo aconteceu no passado que fez com que ambas se odiassem? Se sim, o quê?] e se conheciam desde pequenos por esse motivo. Porém, a Principal foi mandada pelos pais para outra cidade [para estudar? Provavelmente] e quando voltou, já crescida, acabou encontrando o Par Romântico sem saber que era ele de fato. Os dois se apaixonam, porém logo descobrem que são supostamente inimigos e se afastam. Na mansão de um conhecido das famílias acontece uma festa, e quando a Principal e o Par Romântico se esgueiram para conversar escondidos [afinal eles devem se odiar] acabam ouvindo duas pessoas [ou um grupo] tramando assassinar um lorde que vinha se tornando cada vez mais poderoso e próspero em um baile famoso que aconteceria em algumas semanas. Os dois se afastam antes que possam perceber que eles escutaram e então passam a tentar descobrir quem estava planejando assassinar o lorde e como impedir que isso aconteça (e também arranjar um meio de ficarem juntos, óbvio).
Pronto, a ideia está aí. Falta o plot em si e o desenvolvimento dos personagens, claro, mas esse não é nosso propósito nessa matéria, então fica para outro dia. Espero ter ajudado e qualquer coisa é só comentar aqui ou mandar uma ask lá no Tumblr. Adiós.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato