3.5 estrelas fantasia

Resenha: Império de Diamante, J.M. Beraldo

20:53neo

Reinos Eternos: Império de Diamante | ???
J.M. Beraldo
Draco
★★★½
Um Imperador reina absoluto há séculos, mas toda dinastia chega ao seu fim. 
Conheça o Império de Diamante: um reino eterno que conquistou e suprimiu várias culturas de Myambe, o continente original da Humanidade. Protegido por um exército com poderes incríveis, o Imperador governa com sabedoria e há quem diga que possa conceder talentos sobrenaturais a quem desejar.Mas agora sua decadência parece inevitável. Vinte anos após a última conquista, ninguém sabe do Imperador. O governo lentamente abandona as províncias mais distantes à mercê de uma seca avassaladora. O povo implora por socorro, mas não há ajuda.Em meio à crise, quatro indivíduos com objetivos diferentes acabam envolvidos na trama que pode revelar os segredos deste homem tão poderoso. Neste mundo fantástico baseado nas culturas africanas, o autor J. M. Beraldo explora a construção da História e da crença religiosa através da trajetória desse quarteto. Forçados a depender uns dos outros para alcançar seus propósitos, qual será o papel desse inusitado grupo na história do Império de Diamante?

Venho tendo uma má sorte com livros nacionais ultimamente e isso me levou a meio que desistir de ler vários livros lançados aqui esse ano (acho que tem apenas mais dois na minha lista de leitura, mas depois disso estou me dando uma folga). Ler Império de Diamante, portanto, não estava nos meus planos, mas a sinopse, a capa e o fato de ele poder ser lido como volume único me convenceram a lhe dar uma chance. Apesar dos pesares, não me decepcionei.



Império de Diamante é um livro que se destaca desde o início por se situar em um mundo de fantasia bem diferente do que estamos acostumados. O continente onde a história se passa, Myambe, é baseado na África e não, graças a todos os deuses, na Europa medieval. Sair da mesmice foi um alívio, e eu gostei bastante das diferentes religiões e lugares apresentados no livro.

A história também é muito original e gira em torno do misterioso Imperador de Diamante, o chamado deus-vivo que governa boa parte do continente e que começou suas campanhas de conquista há mais de dois mil anos atrás, sendo, portanto, imortal. Porém, faz vinte anos que ninguém o vê, e seus sacerdotes dizem apenas que ele está meditando. Mas estaria o Imperador de Diamante meditando mesmo ou sua imortalidade teria enfim chegado ao final? Se ele não está morrendo, então por que Myambe, sendo supostamente ligada a ele, está definhando? Boa parte do livro é voltada para essas perguntas, e então para suas respostas.

Os personagens principais são Rais Kasim, um mercenário que no primeiro capítulo do livro fere o Imperador de modo (supostamente) mortal, Adisa, um jovem sacerdote do Imperador que possui o dom de entender qualquer língua falada ou escrita, Mukhtar Marid, um dos guerreiros seguidores da religião da Estrela da Manhã, e Zaim Adoud, o governador da distante província de Abechét, negligenciada (assim como outras) desde o desaparecimento do Imperador. Através desses quatro personagens é que os mistérios de Myambe e do Imperador são nos apresentados.

Império de Diamente mexe muito com religião. No Império, por exemplo, nenhuma outra religião além da do Imperador aka o deus-vivo é permitida, e aqueles que desafiam essa proibição - assim chamados de hereges - são severamente punidos. Mas, é claro, nada disso impede que as dezenas de religiões de Myambe continuem a ser praticadas na surdina, longe dos olhos dos primogênitos do imperador (guerreiros com habilidades sobrenaturais) ou de seus sacerdotes.

Outro assunto que me agradou bastante foi o abordado através do personagem Adisa, um jovem que cresceu dentro da capital, Jimfara, e que acredita firmemente que tudo que lhe é dito sobre o Imperador e sobre o Império é verdade. Para ele, todos os cidadãos do Império têm o que comer e onde morar (já que o Imperador cuida de todos que "aceitem" ficar sob sua proteção) e os outros povos, os ainda não conquistados, são apenas teimosos que não entendem a grandiosidade e bondade do Imperador. As coisas são bem diferentes, é claro. Uma seca assola Myambe desde o desaparecimento do Imperador, e somente as pessoas mais ricas e a capital possuem comida, água e um bom lugar para viver. Quando Adisa é forçado a deixar Jimfara, ele passa a compreender que o mundo pintado para ele pelos sacerdotes é muito diferente do mundo real.

A escrita de Império de Diamente é boa, bem melhor do que a da maioria dos livros nacionais que vejo por aí, mas tem suas falhas. Mais tell do que eu gostaria, o que, apesar de não chegar a incomodar de verdade, é algo que tira um pouco da beleza da história e da escrita. Senti falta também de um pouco mais de "sutilidade", principalmente nos capítulos de Adisa. A descoberta do mundo verdadeiro e das mentiras dos sacerdotes aconteceu muito na cara, por assim dizer, e de modo bem óbvio. Ou seja, muito dessas descobertas é jogado de modo muito direto na cara do leitor, o que meio que o impede de sentir a surpresa, a decepção e o horror que elas causam junto com o personagem.

Os personagens com POV são bons, mas o único que chegou a me convencer de verdade foi Zaim Adoud, pra mim o personagem mais inteligente do livro inteiro. Os secundários, porém, não recebem muita atenção e ficam meio de lado mesmo.

Ah, e Myambe é baseada na África, certo? Então, todo mundo é negro ou mulato/moreno. Os companheiros mercenários de Rais Kasim, porém, são estrangeiros e portanto brancos, mas somente a mulher causa estranhamento nos personagens que não estão acostumados a pessoas brancas ou que nunca as tenham visto. Adisa mesmo age ok com os dois caras brancos, mas dá um piti por causa da mulher. Ainda tentando entender o porquê (talvez por ela ser loira???? Who knows), mas continuemos.

O final foi bem satisfatório, mas confesso que senti falta de mais informações sobre o Imperador, tanto sobre sua personalidade quanto sobre sua história. Gostei bastante do último capítulo de Zaim Adoud e 404 Adisa not found para vermos como ele lidaria com as descobertas que fez após o clímax do livro. No geral, Império de Diamante é uma história interessante e eu provavelmente lerei os próximos volumes. 3.5 estrelas.

(OBS: Três mulheres de semi-importância no livro inteiro, duas das quais não ganham nome e uma sendo uma entidade maléfica muito nua e muito sexy, é claro. ZzzZzzZzz).

Você pode gostar de:

4 comentários

  1. Muito obrigado pela resenha, Chimeriane. Se tem uma coisa que todo autor quer (depois de ser lido) é ouvir/ler a opinião de quem gosta e entende do assunto.

    Meu editor me alertou sobre o risco em ter um livro sem protagonistas mulheres. Entendo e foi um erro que assumi. É possível, sim, que o fato de eu ter escrito os 4 protagonistas como homens ser um efeito inconsciente da sociedade em que vivemos. Escrevi esses livro 5 anos atrás e muita coisa mudou na minha cabeça neste tempo.

    Se isso ajuda a me redimir por esse erro, o segundo livro, que já está sendo editado, tem não só uma protagonista mulher, mas ela é a peça chave de toda a trama.

    Pessoalmente acho importante que gêneros, culturas, crenças e identidades de gênero diferentes sejam sempre tratados em obras de ficção e por isso mesmo compartilho do https://manifestoirradiativo.wordpress.com/.

    Mais uma vez obrigado pelo feedback. É esse tipo de coisa que me faz aprender a melhorar.

    - JMBeraldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que se eu mesma não fosse mulher provavelmente acabaria enchendo minhas histórias de homens e só mudaria depois de amadurecer um pouco, então entendo que boa parte dos escritores acaba fazendo isso meio que de forma inconsciente. Em fantasia então, nem se fala. É algo que acontece com muita frequência, mas que está mudando aos poucos, felizmente. Tenho inclusive um post aqui pronto sobre o Manifesto Irradiativo, que pretendo publicar em breve.

      E de nada! Espero ansiosamente pelo volume dois de Reinos Eternos =)

      Excluir
  2. Acabei de ler uma resenha em outro blog e adorei a premissa. Adorei o autor citar o Charles R. Saunders no site dele e vou ler Imaro primeiro (pode ser uma boa dica para você), porque não consegui efetivar a compra do Império de Diamante na livraria virtual. Enfim, quero muito ler o livro e a duas resenhas só me deixaram com mais vontade. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é bem original mesmo, principalmente se comparada com outras publicadas aqui. E vou pesquisar sobre esse outro livro, obrigada pela recomendação!

      Excluir

Formulário de contato