4 estrelas fantasia

Resenha: A Lâmina da Assassina, Sarah J. Maas

17:35neo

Série O Trono de Vidro: A Lâmina da Assassina | O Trono de Vidro | Coroa da Meia-Noite | Heir of Fire | Queen of Shadows | Untitled | Untitled
Sarah J. Maas
Galera Record
★★★★

A Lâmina da Assassina - Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas? 
Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração

A Lâmina da Assassina reúne cinco novelas (well, contos) do universo de O Trono de Vidro, livro que eu li há algum tempo e não gostei muito. Desde que eu postei a resenha dele, porém, muitas pessoas já me contataram dizendo que o segundo volume é bem melhor e aqui pelo Goodreads eu já tinha visto algumas pessoas falando o mesmo. Ou ainda, falando que tinham lido as novelas antes de O Trono de Vidro e se decepcionado ao perceber que o primeiro volume da história de Celaena Sardothien não é nem de longe tão bom quanto elas. 

Sábado passado eu fui ao cinema e acabei na livraria com A Lâmina da Assassina nas mãos graças a um shopping tão cheio quanto um formigueiro, o que fez quatro sessões de Os Vingadores 2 lotarem enquanto eu estava na fila. Resultado: passei umas duas horas lendo A Lâmina da Assassina. E bem, eu gostei. Quando cheguei em casa baixei logo o ebook em inglês (porque traduções de livros YA não servem pra mim) e puf, rapidamente terminei. E agora entendo exatamente o que todas aquelas pessoas estavam falando.

A Lâmina da Assassina tem uma qualidade muito superior a de O Trono de Vidro. A maior parte do que me levou a dar apenas duas estrelas lá não acontece aqui: a história não é rasa, o romance não é puro mimimi e Celaena realmente é uma assassina, e, sabe, mata pessoas mesmo. Não sei se as novelas foram escritas antes de O Trono de Vidro, mas pela diferença na qualidade eu diria que sim.

Isso não quer dizer, porém, que achei A Lâmina da Assassina um livro perfeito. Celaena ainda me irrita por dar uma de princesinha mimada de vez em quando (sério, no primeiro conto então... Um saco). O romance, apesar de não ser tão bleh quanto o de O Trono de Vidro, não teve muito desenvolvimento na minha opinião. Sam e Celaena passam boa parte do livro separados e apesar de a primeira novela meio que abrir espaço para o relacionamento dos dois achei algo bem superficial (also, Chaol >>> Sam). Também não me desce o fato de Celaena ser considerada a melhor assassina do continente sendo que ela tem apenas 16 anos. Desculpe, mas não. Não engulo mesmo.

O resto me agradou bastante. Meus contos favoritos foram o do deserto e da curandeira, mas todos são bem satisfatórios, apesar dos pesares. A relação entre Celaena e Arobynn, o mestre dos assassinos, foi muito bem feita (Arobynn é um filho da mãe sacana de marca maior, falando nisso. Ew), e a amizade entre ela e Ansel foi muito convincente e sincera. O worldbuiling então, é ótimo. Maravilhoso se comparado com o nada que nos é dado em O Trono de Vidro

Em conclusão, o universo (e os personagens) que a autora nos apresenta em A Lâmina da Assassina é mais completo, complexo e original, além de mais bem feito e construído. O estranho é que a Celaena do final de A Lâmina da Assassina é, pra mim, bem mais madura e interessante (apesar de mimada demais pro meu gosto ainda) do que do começo de O Trono de Vidro, e bem, um ano de trabalho forçado as separam. Era de se esperar que a Celaena do futuro fosse ainda mais madura, mas nope. 

Ou seja, eu sinceramente não sei o que aconteceu com a autora em O Trono de Vidro. Se a Celaena de A Lâmina da Assassina tivesse sobrevivido até lá a história seria muito, mas muito melhor. O desenvolvimento pelo qual ela passa aqui é ótimo, enquanto o desenvolvimento que ela passa lá é inexistente. Na verdade, parece mais que ela regrediu ao que ela era no início de A Lâmina da Assassina. Bem, é complicado.

Anyway, vou tentar arranjar um tempinho para reler O Trono de Vidro e me arriscar com o segundo volume, Coroa da Meia-Noite, que espero manter a qualidade das novelas que li aqui. 4.0 estrelas para A Lâmina da Assassina.

Você pode gostar de:

1 comentários

  1. Achei ela muito mimada tmabém mas depois ela melhora.Gosto de ver como ela amadureceu nos livros

    ResponderExcluir

Formulário de contato