3.5 estrelas fantasia

Resenha:The Dragon's Path, Daniel Abraham

17:19neo

Série The Dagger and the Coin: The Dragon's Path | The King's Blood | The Tyrant's Law | The Widow's House | The Spider's War
Daniel Abraham
Orbit
★★★½

Todos os caminhos levam para a guerra...Os dias de herói de Marcus foram deixados para trás. Ele sabe muito bem que mesmo a menor guerra ainda significa a morte de alguém. Quando seus homens são movidos para um exército condenado, ficar fora de uma batalha da qual ele não quer fazer parte requer alguns métodos não ortodoxos. Cithrin é uma órfã, guardiã de uma casa bancária. Seu trabalho é contrabandear a riqueza de uma nação através de uma zona de guerra, escondendo o ouro de ambos os lados. Ela sabe que a vida secreta do comércio como uma segunda língua, mas essas estratégias não a defenderão de espadas.Geder, único herdeiro de uma casa nobre, tem mais interesse na filosofia do que na esgrima. Uma pobre desculpa por soldado, ele é um peão nesse jogos. Ninguém pode prever o que ele irá se tornar.A queda de seixos pode iniciar um deslizamento. A disputa entre as Cidades Livres e o Severed Throne está cada vez mais fora de controle. Um novo jogador sobre das profundezas da história, atiçando as chamas que irão varrer toda a região no Caminho do Dragão - o caminho para a guerra.

Então, eu estava achando esse livro bastante lento, mas acho que me enganei. Veja só, ontem estava lá, me preparando para ler meus 5% ou 10% diários da história, sem acreditar que ainda estava em 45% do livro no Kindle depois de uma semana quando... O livro acabou. Sem saber, eu estava lendo a versão que vem com outro livro como "extra", então aquele tempo todo Dragon's Path estava se movendo em um ritmo normal, mas graças ao % do Kindle eu ficava com a impressão de que ainda tinha metade da história pela frente. E ao invés de estar lendo um livro de 579 páginas, eu estava lendo um (well, dois) de mais ou menos mil. 

The more you know.

Depois desse pequeno contratempo, precisei pensar na história um pouco pra me decidir exatamente se havia gostado ou não. Quero dizer, há alguma coisa errada com o livro cujo clímax é tão morno que o leitor é capaz de o ler sem sequer perceber que ele é clímax, né?

Mas vamos por partes.

Dragon's Path se passa num mundo teoricamente bem genérico, mas que tem um aspecto que se destaca: a humanidade é dividida em 13 raças, cada uma com suas características próprias (nós seríamos a primeira delas, os Firstblood), e todas foram criadas pelos dragões. Milênios atrás, porém, o império dos dragões caiu e todos eles morreram; desde então, a humanidade é livre. 

São tantas raças, porém, que eu não consegui memorizar qual era como durante o livro. Quero dizer, quem tinhas escamas? E chifres? Acho que só me lembro mesmo que os Cinnae são bem pálidos e magros, mas do contrário não me recordo de quase nada. Não é algo que chega a incomodar de verdade, claro, mas é muita informação sobre raças completamente desconhecidas que só são mencionadas uma única vez e puf, o leitor que se vire pra lembrar qual é qual. Um pouquinho mais de cuidado nesse aspecto teria tornado a leitura algo um tanto mais agradável. 

Os personagens de Dragon's Path me agradaram bastante. São bem construídos e se desenvolvem ao longo da história, e um em especial é bem "cinza". Os que possuem POV são Geder, o filho de um nobre menor que adora ler e parte em sua primeira campanha, embora não seja lá o melhor dos soldados, Cithrin, uma órfã que foi criada no banco de Medean e que por isso sabe tudo sobre os negócios, Marcus, um mercenário que já foi um herói de guerra, e Dawson, um nobre amigo do rei de Antea que quer impedir seus rivais de ganharem mais poder. Mais tarde a mulher de Dawson, Clara, também ganha uns dois capítulos.

Desses cinco personagens, Cithrin foi provavelmente minha preferida. Seu desenvolvimento é muito bem feito e é possível sentir com ela durante a história inteira. Geder também seria um preferido, mas algumas coisas que ele faz durante a história fizeram eu perder minha simpatia por ele, e o Marcus é bem sem graça. Sabe o velho herói de guerra que perdeu a família de forma horrível e até hoje sofre com isso que aparece em 12313213 livros de fantasia? Esse é o Marcus.

Já de Dawson eu não gostei mesmo. Não quero falar muito porque spoilers, mas nossos modos de pensar não se batem. E Clara foi uma boa personagem também; é uma pena que ela tenha tido tão poucos capítulos.

Apenas o personagem do prólogo, que não recebe nome inicialmente, é tão bem construído quanto os que possuem POV. O resto é bem unidimensional e sem sal, e não deixaram impressão nenhuma.

Marcus e Cithrin se encontram logo no início da história, então seus capítulos acompanham mais ou menos a mesma plotline. Aliás, acho que foi por isso que Marcus acabou tão chato; ele não tem objetivo nenhum na história além de proteger a Cithrin, e sim, isso tem muito a ver com o fato da Cithrin o lembrar de sua filha morta, mas ele como personagem tem pouco peso no plot. Cithrin, por outro lado, tem sua própria história, e uma bem mais interessante que a dele. Na verdade, a dela e a de Geder foram as melhores do livro, e a de Dawson a mais morna. Não chata exatamente, mas morna. Sempre gosto muito de política de corte em livros de fantasia, mas a trama do Dawson não me convenceu muito não. Talvez por que o próprio Dawson é um personagem bem previsível, quem sabe.

O ritmo é bem lento. Não terrivelmente lento como eu tinha imaginado, mas Dragon's Path não é um livro cheio de ação. Na verdade, ele fala bastante de uma coisa que muitas obras de fantasia por aí ignoram: o comércio, (afinal, o nome da série é The Dagger and the /Coin/), principalmente do ponto de vista da Cithrin, onde esse assunto é bastante explorado. Ou seja, o autor escolheu focar mais nos personagens e nos relacionamentos/maquinações entre eles e seus reinos do que em batalhas ou cenas de lutas, ou mesmo em magia, que mal aparece na história. Apesar de esses serem sim assuntos bem interessantes, é exatamente daí que surge a principal falha do livro pra mim: assim como Emperor's Blades, Dragon's Path é um livro sem tensão alguma, sem senso algum de urgência, e bastante introdutório. É só no final que ficamos com a impressão de que as coisas vão começar a acontecer, e foi exatamente por isso que eu nem notei que o livro inteiro estava passando enquanto pensava estar lendo apenas a primeira metade. 

Ou seja, Dragon's Path é sim um bom livro, mas não é exatamente uma leitura empolgante. Pretendo ler o próximo, mas provavelmente só em um futuro bem distante. 3.5 estrelas.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato