4.0 estrelas fantasia

Resenha: Estações de Caça, Lauro Kociuba

19:30neo

Série Alvores: A Liga dos Artesãos: Tales IEstações de Caça: Haakon I
Lauro Kociuba
★★★★

Quatro experiências. Quatro episódios. Quatro estações.
“Estações de Caça” conta a história de Haakon, um menino de linhagem nórdica no antigo Reino Unido do século X, em quatro fases distintas de sua infância. Ambientada no universo Alvor, com toques e requintes das mitologias nórdica e celta, o autor traz nesta novela uma nova experiência narrativa, diversificada em seus quatro episódios distintos.


Estações de Caça é o segundo livro da série Alvores, do autor brasileiro Lauro Kociuba. Já resenhei o primeiro e você pode conferir a resenha dele aqui, mas não se preocupe: não é necessário ter lido A Liga dos Artesões para ler Estações de Caça; apesar de se passarem no mesmo mundo (uma versão alterada do nosso, com elfos, orcs, deuses nórdicos, etc), ambos se passam em épocas diferentes, com A Liga dos Artesões acontecendo na atualidade e Estações de Caça em um vilarejo nórdico do século X.

Apesar de ter gostado de A Liga dos Artesões, confesso que, pra mim, Estações de Caça é uma obra bem melhor em todos os sentidos. Notei um ou outro errinho de vírgula (muitos poucos mesmo), mas no geral a escrita é mais bem desenvolvida e madura, e realmente consegue fazer com o leitor se sinta dentro da história. A ambientação também é muito boa, com as cenas na floresta em especial sendo muito bem escritas. Foram, provavelmente, minha parte preferida da história.

E falando em história, apesar de Estações de Caça ser uma obra curta (é uma novela, afinal de contas), a trama é bem construída e tem um bom ritmo. É dividida em quatro momentos da vida do protagonista, Haakon, (com os dois do meio sendo os melhores, na minha opinião), que mostram como a vida do garoto acaba se interligando com os mistérios do mundo Alvor (e dos deuses também claro).

A única coisa que não me agradou tanto assim foi o final um tanto abrupto. Nada grave, óbvio, mas eu teria gostado de algo mais demorado, por assim dizer, e que trouxesse um tiquinho mais de intensidade. Mas não me preocupo muito; o fim deixou claro que o melhor da história de Haakon ainda está por vir.

Os personagens também são ótimos. São poucos, mas todos me convenceram. Os pais de Haakon em especial são excelentes, assim como uma certa pessoa que já tinha dado as caras em A Liga dos Artesãos e Eol'badeu, que foi muito bem caracterizado.

Enfim, Estações de Caça foi uma leitura muito boa e uma novela que indico pra todo mundo. 4.0 estrelas.

(Aliás, ontem foi o lançamento dela na Amazon! Quem quiser ler algo rápido de boa qualidade, fica a dica uwu)

Você pode gostar de:

2 comentários

  1. Já li também; tive as mesmas opiniões que você sobre a escrita estar melhor, especialmente em relação ao livro anterior. E quanto a trama em si não tem muito o que falar: simples, mas muito interessante. Adorei a ambientação também.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi sua resenha! E sim, a trama é simples, mas eu gostei bastante do clima da história, e a escrita me agradou muito também. No geral, achei melhor do que o primeiro livro mesmo. Abraço!

      Excluir

Formulário de contato