3.5 estrelas fantasia

Resenha: The Thousand Names, Django Wexler

20:24neo


SĂ©rie The Shadow Campaigns: The Thousand Names | The Shadow Throne | The Price of Valour | Untitled | Untitled 
Django Wexler
Roc
★★★½
Entre em um mundo de fantasia época que ecoa com o som de mosquetes e o clangor do aço - mas onde é verdadeira batalha é contra uma magia sinistra e sutil...
Capitão Marcus d'Ivoire, comandante das guarnições coloniais do império Vordanai, estava resignado a servir seus dias em um posto remoto e entediante. Mas isso foi antes da rebelião que mudou sua vida. E uma vez que a fumaça da pólvora desapareceu, ele foi deixado no comando de uma força desmoralizada agarrada a uma pequena fortaleza no limite do deserto.
Para fugir de seu passado, Winter Ihernglass se disfarçou de homem e se alistou como ranker nos Colonos Vordanai, esperando apenas evitar ser notada. Mas quando o acaso a vê promovida ao comando, ela deve ganhar o coração de seus homens e levá-los para a batalha contra o impossível.
Os destinos de ambos os solados e de todos os homens que eles lideram dependem do recém-chegado coronel Janus bet Vhalnich, que foi enviado pelo rei doente para restaurar a ordem. Seu gênio militar parece não conhecer limites, e sob seu comando Marcus e Winter conseguem sentir a virada da maré. Mas sua aliança será testada quando eles começarem a suspeitar que as ambições do enigmático Janus se extende além do campo de batalha para o reino do sobrenatural - um reino com o poder para inflamar uma ascensão meteórica, remodelar o mundo conhecido e mudar a vida de todos em seu caminho.

The Thousand Names Ă© um livro de fantasia, mas uma fantasia de um estilo que eu nĂŁo costumo ler (ou mesmo gostar). Ainda assim, a histĂłria conseguiu me agradar bastante.

Fantasia militar é um gênero com qual não sou familiar, e o motivo é simples: livros assim geralmente não possuem os elementos que mais me atraem em uma história fantástica (ou o fazem em pouca quantidade/intensidade), ou seja, magia, mistérios, plots intricados, etc. Claro que alguns podem tê-los em uma grande quantidade/intensidade, mas a maior parte foca em uma única coisa: campanhas militares.

Aliás, o próprio nome dessa série já deixa isso claro: The Shadow Campaigns.

NĂŁo me entenda errado; eu gosto de uma boa batalha no meu livro de fantasia, mas uma histĂłria inteira basicamente sĂł delas? Nope. NĂŁo rola.

The Thousand Names, porém, é bem assim. Boa parte da história se resume a batalhas, batalhas e mais batalhas, e quando nenhuma está acontecendo os personagens estão geralmente pensando na próxima. O resultado: terminei o livro até bem satisfeita, mas com a sensação de que tinha algo faltando (aka as coisas que mencionei lá em cima).

Por que gostei de The Thousand Names então? Simples: os personagens. Nenhum se tornou o meu favorito de todos os tempos ou qualquer coisa do tipo, mas fiquei até surpresa com o quanto gostei dos personagens principais (e até mesmo dos secundários). Na verdade, gostei tanto que faltando 10% pro livro acabar eu me mandei para o Goodreads para ler a sinopse do segundo volume só pra ver se todo mundo tinha sobrevivido.

As mulheres de The Thousand Names tambĂ©m foram uma agradável surpresa. Muito bem escritas e, considerando o gĂŞnero e o lugar onde a histĂłria Ă© ambientada (um deserto em que o exĂ©rcito - sĂł de homens - fica marchando pra lá e pra cá), em bom nĂşmero, nenhuma delas caiu em clichĂ© algum. Meu favorito do livro foi o Janus, mas a Winter com certeza Ă© uma personagem incrĂ­vel (tĂŁo incrĂ­vel quanto o Marcus Ă© a personificação do tĂ©dio, falando nisso. Engraçado, mas ele me lembra o Marcus de The Dragon's Path - um soldado meio desgastado - no caso do Marcus de The Dragon's Path, ex-soldado -, resignados com a vida miserável que levam atĂ© que encontram x pessoa e tudo começa a mudar, ambos com personalidades que induzem ao sono, etc etc etc).

Enfim, The Thousand Names Ă© um bom livro, com uma escrita excelente e personagens bem construĂ­dos, mas nĂŁo Ă© um livro para mim. Meu estilo favorito de fantasia Ă© quase o total oposto de fantasia militar, entĂŁo nĂ©. Mas quem gosta do gĂŞnero com certeza achará The Thousand Names uma histĂłria incrĂ­vel. 3.5 estrelas.

PS: Essa é pra quem já leu: a única coisa que me incomodou mesmo foi o quão mal-explicada toda a parada sobre os Thousand Names foi. Sinceramente.

VocĂŞ pode gostar de:

4 comentários

  1. Ler a sua resenha me animou a terminar esse livro. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você gostaria do livro sim! É excelente em todos os aspectos, mas como disse na resenha nem pude aproveitar muito por ser de um subgênero que não curto muito mesmo.

      Excluir
    2. Ai, tomara, Neo. Eu adoro as suas resenhas, sempre tĂŁo bem escritas e com Ăłtimos argumentos. Continue assim, menina. E mais sucesso para o blog! Bjos!

      Excluir

Formulário de contato