4.5 estrelas fantasia

Resenha: The Cloud Roads, Martha Wells

13:14neo

Série The Books of the Raksura: The Cloud Roads | The Serpent Sea | The Siren Depths
Martha Wells
Night Shade Books
★★★★ ½

Moon passou toda sua vida escondendo o que ele é - um metamorfo capaz de se transformar em uma criatura com asas capaz de voar. Um órfão com memórias vagas de sua raça, Moon tenta se encaixar entre as tribos de seu vale com resultados variados. Ao ser expulso de sua tribo adotiva mais uma vez, ele descobre um metamorfo como ele... alguém que parece saber exatamente o que ele é, que promete que Moon será bem vindo em sua comunidade. O que esse estanho não diz a Moon é que sua presença irá desequilibrar a balança de poder... que sua linhagem extraordinária é crucial para a sobrevivência da colônia.. e pior, que seu povo enfrenta o risco de extinção graças aos Fell.
Agora Moon terá que superar uma vida como fugitivo para salvar a si mesmo... e sua recém-descoberta família.

Já tinha um bom tempo que eu vinha querendo ler esse livro, mas infelizmente os correios aqui no Brasil são uma piada e apesar de tê-lo encomendando no início de setembro eu só fui recebê-lo no final de novembro. Isso acabou fazendo com que eu criasse uma expectativa enorme, mas felizmente The Cloud Roads não decepcionou. 


O mundo da história é bem original. Não existem humanos nele, mas sim várias espécies, humanoides ou não, que vivem mais ou menos em harmonia. Ou melhor dizendo, todo mundo vive em harmonia e os Fell, uma raça de criaturas também metamorfas, que meio que acabam com a paz de todo mundo.

Os Raksura, raça/espécie a qual Moon pertence, são muito interessantes. Eles vivem em colônia e são regidos por uma rainha, em uma sociedade que me fez pensar em abelhas ou formigas. Existem os consortes (tipo zangões, e não, eles não morrem como zangões), os guerreiros, etc, mas a colônia para onde Moon acaba indo, a Indigo Court, está morrendo justamente por não ter consortes. 

Moon, o personagem principal, foi uma das melhores coisas do livro. Sei que muita gente diz que não é preciso gostar de um personagem para querer ler ou continuar uma história, mas comigo isso nunca funcionou. Eu tenho que gostar de verdade de pelo menos um personagem para querer continuar a série, por exemplo, e é por isso que começo tantas e termino tão poucas.

E eu raramente gosto de protagonistas, mas Moon é um personagem excelente e em ano em que eu só gostei de verdade de cinco personagens - ele próprio, Maia de The Goblin Emperor, Meira de Snow Like Ashes e Anavha e Ahkio de The Mirror Empire -, Moon se destaca. Acostumado a viver sozinho, ele encontra dificuldades em se encaixar na Indigo Court apesar de ter odiado viver isolado. Estranhamente, ele fez com que eu me lembrasse do Ringil de The Steel Remains, mas ambos os personagens (e os livros) não podiam ser mais diferentes (sério); acabei gostando dos dois por, pasmem, concordar com o modo de pensar/decisões deles.

(E foi só aí que percebi que isso geralmente não acontece. Quem diria?)

Os personagens secundários também são ótimos. Jade e Chime em especial são bem desenvolvidos, mas todos têm personalidades bem construídas e não são nada unidimensionais. Eu gostei bastante do plot, que acabou sendo bem imprevisível e se organizou de um modo bem diferente do que estou acostumada (não houve muitos momentos de lugar-comum, por assim dizer). Só o final mesmo que ficou um pouco corrido pra mim, mas tirando isso o livro é excelente. 

Enfim, The Cloud Roads é um livro que certamente vale a pena. Alta-fantasia que foge dos clichés e apresenta uma trama e mundo bem originais, além de ser bem escrito. 4.5 estrelas.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato