3.5 estrelas literatura estrangeira

Resenha: O Chamado do Cuco, Robert Galbraith

18:15neo

Série Cormoram Strike: O Chamado do Cuco | O Bicho da Seda | Career of Evil
Robert Galbraith/J.K. Rowling
Rocco
★★★½

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios. 

Esse, assim como Morte Súbita, foi um livro que evitei ler por muito tempo. O motivo? Ser da Rowling. Harry Potter foi e provavelmente continuará sendo uma das minhas séries preferidas, então quando soube que a autora estaria lançando outros livros - livros para adultos, sem relação nenhuma com HP - fiquei um tanto apreensiva. Achei que não ia gostar mesmo, e que Rowling pra mim se resumiria a HP e só. 

Mas aí ganhei O Chamado do Cuco de presente e puf, comecei a ler. Não me arrependi, felizmente, mas confesso que também não foi um livro que me fascinou.


O início é lento. Muito lento. E eu gosto de coisa lenta, mas o início de O Chamado do Cuco é coisa de outro mundo. Os personagens são sim interessantes - o próprio Strike é o tipo de protagonista que geralmente não vemos em livros policiais, e a Robin, sua secretária, é excelente -, mas o ritmo na primeira metade da história foi tão horrível que quase desisti. 

Mas também assim que passamos do meio, as coisas começaram a fluir, e foi aí que eu não consegui desgrudar do livro. O ritmo do livro nunca chega a ser frenético, mas Rowling soube como deixar o leitor interessado o bastante para continuar virando as páginas nessa parte. Terminei a história mal lembrando de seu início sem graça. 

E, bem, como eu disse lá em cima, os personagens são interessantes. Strike é um ex-veterano de guerra que perdeu a perna e acaba de terminar com a namorada, estando portanto sem lugar pra morar. Robin é quase seu oposto; uma mulher jovem que acaba de ser pedida em casamento e que está prestes a começar uma nova etapa de sua vida com seu noivo. O contraste entre ambos é um dos pontos mais divertidos da história, assim como a quase-amizade que se desenvolve entre eles. 

Quando leio livros policiais eu nem tento mais adivinhar quem foi o assassino de tão ruim que sou tentando, e não foi diferente com O Chamado do Cuco; eu não tentei adivinhar, mas no final eu não estava nem um pouco surpresa. Já li livros com basicamente o mesmo plot (obrigada, Agatha Christie), então já era um dos possíveis “caminhos” para a história na minha mente. Quando o assassino foi revelado, portanto, eu meio que acabei não me importando muito, e foi isso que rebaixou um pouco o livro pra mim.

No fim das contas, O Chamado do Cuco acabou se mostrando um livro bom, que entretêm, mas que também não vai muito além disso. 3.5 estrelas.

Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato