Leitura Crítica

ATENÇÃO: ESSE BLOG É UM ARQUIVO, LOGO OS PREÇOS AQUI ESTÃO DESATUALIZADOS. PARA VER OS PREÇOS NOVOS, CLIQUE AQUI.

O leitor crítico é o beta-reader profissional e como todo profissional, seu serviço é pago. Não há nenhum curso para ser leitor crítico (letras aqui no Brasil e cursos voltado para a escrita lá fora ajudam, óbvio, mas geralmente leitores críticos são formados em qualquer coisa, embora a maioria escolha fazer algo relacionado a área artística mesmo). Eu ofereço dois tipos de leitura crítica, e ambas abordam:
  • Worldbuilding - se está bom ou não, dicas sobre como melhorar, análises curtas sobre os principais elementos, etc.
  • Personagens - se são bem desenvolvidos e consistentes, um pouco sobre seus relacionamentos, etc.
  • Plot - se tem furos, se foi bem construído e desenvolvido, etc
  • Escrita - se está boa ou não, dicas sobre como melhorar, exemplos de possíveis erros e como corrigi-los, escolha de palavras, estrutura de frases, criação de atmosfera, descrição, etc.
  • Clichés - se há algum ou não, se são malignos pra história ou não e, se forem, como corrigi-los.
  • Estrutura - se está boa ou não, se o ritmo está agradável, etc
A primeira é mais barata e um tanto mais simples. Nela eu olharei todos os aspectos da história que mencionei ali em cima, mas não farei comentários no texto e o arquivo que te mandarei com a leitura crítica terá mais ou menos quatro ou cinco páginas. 

A segunda é mais detalhada e eu farei comentários no texto, indicando descrições, diálogos, etc, que podem melhorar, lugares onde o plot e as motivações dos personagens não ficaram claros, etc. O arquivo da leitura crítica tenderá a ser um pouco mais longo (sete páginas, mais ou menos) e eu darei uma olhada mais aprofundada nos aspectos mencionados ali em cima.

Se estiver com dúvida entre qual escolher, aceito fazer uma leitura crítica das primeiras 10 páginas da sua história de graça, mostrando como a primeira e a segunda são.

Faço leitura crítica de romance, novella, e conto. Considero como romance uma obra que tenha acima de 55 mil palavras, uma novella uma obra que tenha entre 30 mil e 55 mil e um conto uma obra que tenha entre mil e 30 mil palavras.

Para a leitura crítica simples, o preço é:

Conto:

Até 15 mil palavras: 15 reais.
Acima de 15 mil e até 30 mil palavras: 30 reais.

Novella:

Acima de 30 mil e até 55 mil palavras: 60 reais.

Romance:

Acima de 55 mil palavras e até 70 mil palavras: 120 reais.
Acima de 70 mil palavras e até 100 mil palavras: 170 reais.
Acima de 100 mil palavras e até 120 mil palavras: 200 reais.

Se seu romance passar das 120 mil palavras, adiciona-se 15 reais a cada 10 mil palavras.

Para a leitura crítica mais completa, o preço é:

Conto:

Até 15 mil palavras: 25 reais.
Acima de 15 mil e até 30 mil palavras: 50 reais.

Novella:

Acima de 30 mil e até 55 mil palavras: 100 reais.

Romance:

Acima de 55 mil palavras e até 70 mil palavras: 200 reais.
Acima de 70 mil palavras e até 100 mil palavras: 250 reais.
Acima de 100 mil palavras e até 120 mil palavras: 300 reais.

Se seu romance passar das 120 mil palavras, adiciona-se 20 reais a cada 10 mil palavras.

Se a obra ficar pouco acima do limite de uma faixa do preço (exemplo, um conto com 15.500 palavras ou um romance de 70.600) tudo bem arrendondar pra baixo, mas se passar por mais de mil palavras (um conto com 16 mil, um romance com 71 mil, etc) então já se encaixa no próximo preço.

Nota: as leituras críticas de contos e novelas, são, logicamente, menores.

Regras:
  • Só aceito obras completas. Meu ponto forte é observar o desenvolvimento de personagens e a consistência do plot, o que acabaria se perdendo se eu aceitar livros incompletos. 
  • Não aceito fanfiction. Meu plano inicial era aceitar, mas acredito que minha possível falta de conhecimento sobre o trabalho original poderia interferir na minha capacidade de fazer uma crítica de qualidade.
  • Aceito apenas fantasia, distopia, romance e semelhantes (pós-apocalipse, a maior parte dos subgêneros da fantasia, etc). São os gêneros que mais leio, o que torna mais fácil o reconhecimento de plots e personagens clichés.
  • A leitura crítica pode demorar até um mês para ser feita, mas depende do tamanho da obra. Pode ser que eu termine bem antes desse prazo e se eu acabar atrasando o autor será avisado.
  • Se quiser uma leitura crítica que foque também em questões como representatividade de minorias, pessoas de cor e mulheres, avise. Não comentarei nada se o escritor não mencionar interesse.
O livro só será lido por mim, mas recomendo registrá-lo na Biblioteca Nacional antes de enviar se isso fizer o autor se sentir mais seguro.

Os interessados devem enviar o arquivo do livro completo em formato .doc para neolaveroni@hotmail.com com o título Leitura Crítica - Nome do livro (Nome do autor). No e-mail deverão estar também informações adicionais sobre a obra (público alvo, sinopse sem spoilers e qualquer observação que o autor queira fazer). Responderei o e-mail assim que possível confirmando o recebimento. Assim que eu terminar enviarei ao autor o contendo minha crítica (abordando tudo que mencionei lá em cima). 

O pagamento seria feito em duas vezes, metade antes e metade depois da leitura crítica estar pronta. Fornecerei a conta em que o dinheiro deve ser depositado ao autor após ter recebido o arquivo do livro e só começarei a leitura crítica quando o depósito for confirmado. 

Qualquer dúvida é só mandar um e-mail ou deixar um comentário no blog.

Formulário de contato