literatura estrangeira resenhas

Resenha: Promessa de Sangue, Richelle Mead

20:44neo

Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras | Aura Negra | Tocada Pelas Sombras | Promessa de Sangue | Laços do Espírito | O Último Sacríficio
Richelle Mead
Agir
★★★
A vida da guardiã Rose Hathaway nunca será a mesma. O recente ataque a Academia St. Vladimir devastou todo o mundo Moroi. Muitos estão mortos. E, pelas poucas vitimas carregadas pelos Strigoi, o destino deles é ainda pior. Uma rara tatuagem agora adorna o pescoço de Rose, uma marca que diz que ela matou Strigoi demais para contar.Mas apenas uma vitima importa… Dimitri Belikov. Rose agora deve escolher, um de dois caminhos bem diferentes: princesa – ou, abandonar a academia para sair sozinha em uma caça para matar o homem que ela ama. Ela terá de ir ao fim do mundo para encontrar Dimitri e manter a promessa que ele implorou para ela fazer. Mas a pergunta é, quando a hora chegar, ele irá querer ser salvo? Agora, com tudo em jogo – e mundos de distancia da St. Vladimir e sua desprotegida e vulnerável, e recentemente rebelde, melhor amiga – Rose pode encontrar forças para destruir Dimitri? Ou, ela vai se sacrificar para ter uma chance em um amor eterno?
E minha saga para terminar Academia de Vampiros continua. Como já sabem, essa série costumava ser meu YA favorito, mas fui me decepcionando na medida em que relia os três primeiros livros, após cinco anos desde meu primeiro contato com a história. Confesso que Promessa de Sangue me decepcionou também - ou nem tanto, já que a essa altura do campeonato eu estava esperando me decepcionar mesmo -, mas se saiu melhor que os volumes anteriores. Porém, ainda assim, ficou abaixo do que eu me lembrava dele ser.

Meu grande problema com esse livro se resume a duas coisas. Primeiro, a narrativa que abusou demais do tell e não do show. Houve momentos em que a história realmente pareceu um relatório; Rose nos dizia que estava se sentindo de tal modo e ponto final. Não houve o mostrar, e isso impediu que eu me conectasse com a história durante a maior parte do tempo. Até as cenas que provavelmente entram no rank das mais tristes da história não me causaram absolutamente nada. E se um livro não faz com que eu sinta algo, fica impossível realmente apreciar a leitura.

Segundo, a Rose. Eu costumava gostar muito dela e ainda o faço (de certo modo), mas não posso deixar de notar que agora ela é praticamente uma Mary Sue. Os caras se apaixonam por ela aos montes (três só nos primeiros três livros), ela é extremamente boa no que faz (mesmo tendo ficado dois anos longe da academia) e todo mundo ou a odeia de imediato ou a ama sem muito motivo. E o número de vezes que temos as habilidades dela esfregadas na nossa cara durante essa série não está no gibi.

A única outra coisa que me incomodou foi o início meio monótono. Para falar a verdade, a coisa só engrenou mesmo no final. Mas nada tão grave assim.

O lado bom do livro está em parte do plot. Não sei exatamente como me sentir sobre ele estar sendo todo voltado para o romance agora, mas fico bem feliz de ver coisas que a autora introduziu no primeiro volume sendo resgatadas no quarto, depois de tanto tempo. Isso indica que ela construiu bem a história e, bem, qualquer tipo de pista espalhada sendo reunida faz com que eu sinta que a leitura está valendo a pena em qualquer livro. Então gostei mesmo.

Outra coisa que me agradou foram os acontecimentos na academia enquanto a Rose estava longe. Avery pareceu ser um personagem muito interessante, e é uma pena que não tenha havido um aprofundamento melhor nela.

Então, sim, gostei da leitura, mas infelizmente não o bastante para considerar Promessa de Sangue um livro realmente bom, embora o suficiente para colocá-lo acima de Aura Negra e de Tocada Pelas Sombras. Já comecei a ler o quinto, Laços de Espírito, e esse é inédito para mim, então a próxima resenha vai sair totalmente da minha primeira impressão.

Sem mais delongas, três estrelas para Promessa de Sangue.


Você pode gostar de:

0 comentários

Formulário de contato